Viver

Exposição "Um escritor de inquietações” assinala 100.º aniversário do nascimento de José Saramago

5 abr 2023 16:29

Iniciativa está patente a partir de hoje no Edifício da Resinagem, na Marinha Grande

exposicao-um-escritor-de-inquietacoes-assinala-100o-aniversario-do-nascimento-de-jose-saramago
José Saramago
Ricardo Graça/Arquivo

O Município da Marinha Grande, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional e a Fundação José Saramago promovem a exposição Um escritor de inquietações, no âmbito da comemoração do 100.º aniversário do nascimento de José Saramago.

A iniciativa, informa a autarquia, estará patente desde hoje, dia 5 de Abril, até 17 de Maio, no Edifício da Resinagem, na Marinha Grande.

A exposição, que tem percorrido vários pontos do País, é composta por painéis com fotografias e textos da vida e obra de José Saramago.

"José de Sousa Saramago nasceu no seio de uma família de camponeses humildes, na aldeia de Azinhaga, concelho da Golegã, distrito de Santarém, no dia 16 de Novembro de 1922, e veio a falecer na ilha Espanhola de Lanzarote, a 18 de Julho de 2010", recorda o município.

"José Saramago, o único Prémio Nobel da Literatura em Língua Portuguesa, dominou a palavra escrita com grande vigor, engenho e arte, tendo-nos legado 40 obras, às quais acrescentou sempre um cunho social", prossegue ainda.

A exposição Um escritor de inquietações pode ser visitada de quarta-feira a sábado, das 10 às 13 horas e das 14 às 17:30 horas, sendo que a entrada é gratuita.