Sociedade

F-16 de Monte Real ganham prémios NATO por "melhores operações de voo" e "pintura"

14 mai 2021 09:51

Maior exercício aéreo do ano da NATO, o Encontro de Tigres, realizou-se em Beja até ontem

f-16-de-monte-real-ganham-premios-nato-por-melhores-operacoes-de-voo-e-pintura
F-16 de estacionados em Monte Real destacaram-e pela pintura
BA5
Redacção/Agência Lusa

A esquadra 301 de aviões de caça F-16 da Força Aérea portuguesa, os Jaguares, conquistou esta quinta-feira dois prémios no maior exercício aéreo do ano da NATO, o Encontro de Tigres, que se realizou em Beja.

Os militares habitualmente estacionados na Base Aérea n.º 5, em Monte Real, Leiria, foram distinguidos pelas "melhores operações" e pela "melhor pintura tigre", num evento que terminou ontem, ao fim de duas semanas, com 40 aeronaves e participantes de outros seis países.

O galardão mais importante, o Tigre de Prata, alcançado há dois anos pelos Jaguares, em França, foi atribuído aos italianos do 21.º Gruppo, com os seus helicópteros HH212, conquistando assim a possibilidade de organizar a próxima edição do Tiger Meet.

A mesma esquadra transalpina foi a melhor na classe específica de helicópteros.

Envolvidos no evento de Beja, desde 2 de Maio, estiveram também meios dos Estados Unidos, França, Grécia, Polónia e da Suíça, num total de cerca de mil militares.

Além de seis F-16, a Força Aérea empregou ainda um avião P-3C CUP+ (patrulhamento, busca e salvamento, mas também combate marítimo), um helicóptero de EH 101 Merlin (patrulhamento, busca e salvamento e transporte) e dois helicópteros AW119MKII 'Koala' (instrução, patrulhamento, busca e salvamento e transporte).