Economia

Fábrica da Maceira-Lis comemora 100 anos

1 mai 2023 15:30

Centenário da cimenteira será assinalado esta quarta-feira, dia 3. Na ocasião, será assinado um protocolo que prevê a reabilitação das casas do bairro para arrendamento

fabrica-da-maceira-lis-comemora-100-anos
Fábrica Maceira-Liz foi inaugurada em 1923
Foto: Arquivo Secil

A fábrica de cimentos Maceira-Liz, em Leiria, assinala, esta quarta-feira, dia 3, o seu centenário, com um conjunto de iniciativas, que visam evocar os 100 anos de actividade da empresa.

O programa comemorativo começa pelas 11 horas, com um momento de homenagem no Mausoléu dos Fundadores no Jardim da Memória, onde será lembrada a audácia de Henrique Sommer e José da Rocha e Mello na criação da cimenteira.

Pelas 11:30 horas, tem início a sessão comemorativa que decorrerá na Casa de Pessoal, com a intervenção de Ricardo Pires, presidente do Conselho de Administração da Secil. Segue-se a apresentação de tese de doutoramento sobre a Fábrica da Maceira-Liz da autoria da investigadora Isabel Bolas e a exibição do filme Pedras de Portugal.

No decorrer da sessão, haverá ainda lugar à assinatura de um protocolo entre a Secil e a Câmara Municipal de Leiria, com vista à reabilitação de casas do bairro da cimenteira para arrendamento.