Sociedade

Faleceu Albino Frazão, empresário e ex-autarca de Fátima

3 abr 2020 17:52

Fundador e proprietário da agência Verde Pino, foi também presidente de Junta.

faleceu-albino-frazao-empresario-e-ex-autarca-de-fatima
Foto: Humberto Magro
Maria Anabela Silva

Nasceu em Alqueidão da Serra, no concelho de Porto de Mós, mas cedo se radicou em Fátima, onde se destacou como empresário (era fundador e proprietário da agência de viagens Verde Pino), autarca e “cidadão interventivo”. Albino Frazão faleceu esta manhã.

Purificação Reis,presidente e Associação Empresarial Ourém-Fátima (Aciso), recorda-o como “uma pessoa muito dinâmica e interventiva”, que “marcava as suas posições”, e “preocupada com o futuro e desenvolvimento de Fátima”. “Era alguém que estava sempre atento ao que se passava na sua terra [não de origem, mas de adopção] e que gostava de intervir e participar”, diz a dirigente.


Esse dinamismo é também realçado por Humberto Silva, actual presidente da Junta de Fátima, que destaca os vários papéis que Albino Frazão desempenhou na vida da freguesia, onde também foi autarca (presidente de Junta e da assembleia de freguesia). Esteve ainda ligado ao movimento Fátima a Concelho.


Foi dos fundadores do Notícias de Fátima - jornal que surgiu em 1988 e no qual Albino Frazão desempenhou o cargo de administrador desde o início e até há pouco tempo – e esteve na criação do Centro de Dia de Fátima e ligado a outras associações. “Era uma pessoa muito dinâmica. Um visionário, que via para além do seu tempo”, reforça Humberto Silva, recordando-o ainda como "uma pessoa de bom coração".


Rui Marto, pároco da freguesia e actual director do Notícias de Fátima, diz que, a par dos diferentes projectos que empreendeu, Albino Frazão “ficará para sempre ligado a este projecto de informação e comunicação”. “O seu amor, empenho e entusiasmo por este projecto foi excepcional, inexcedível, mesmo nos momentos mais difíceis, que foram muitos”, escreve Rui Marto, numa mensagem deixada nas redes socais. E acrescenta: “O seu orgulho e dedicação pelo Notícias de Fátima nunca será esquecido por parte de quem ali trabalhou e trabalha actualmente”.