Sociedade

Faleceu Ana Margarida Amado, presidente da UrGente

3 mar 2022 10:33

Era a porta-voz da Associação de Utentes de Saúde de Porto de Mós UrGente, que ajudou a fundar com o objectivo de dar voz aos direitos dos utentes.

faleceu-ana-margarida-amado-presidente-da-urgente

Presidente da UrGente - Associação de Utentes de Saúde de Porto de Mós, Ana Margarida Amado faleceu esta quarta-feira.

Numa nota publicada na sua página de Facebook, o presidente da Câmara de Porto de Mós, destaca o empenho de Ana Margarida na "luta dos utentes do concelho pelo direito de melhores cuidados primários de saúde para todos". "Foi o rosto e a voz" dessa luta, afirma Jorge Vala, que considera que os utentes e concelho "ficam mais pobres".

"Partiu uma lutadora de causas, uma lutadora pela vida e que, embora superando muitas vezes as suas próprias capacidades físicas, nunca deixou de estar presente", escreveu Jorge Vala.

O autarca realça ainda o "legado" deixado por Ana Margarida Amado. Um legado que "nos deve responsabilizar para dar continuidade à sua causa pela garantia de melhores cuidados de saúde no concelho de Porto de Mós", defende o presidente da câmara, considerando que "essa será seguramente a melhor homenagem" que se pode fazer à fundadora da UrGente.

Na sua mensagem, Jorge Vala apresenta ainda as condolências à família e aos órgãos sociais da associação.

Natural de Alqueidão da Serra, Ana Margarida Amado integrava o Departamento de Química Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade de Coimbra, onde era investigadora na unidade de I&D Química-Física Molecular.