Sociedade

Faleceu António Cardoso e Cunha, antigo governante natural de Leiria

24 jan 2021 23:36

Foi o primeiro comissário europeu de Portugal.

faleceu-antonio-cardoso-e-cunha-antigo-governante-natural-de-leiria
António Cardoso e Cunha tinha 88 anos.
DR
Maria Anabela Silva

Nascido em Leiria, o antigo ministro e primeiro comissário da Expo'98 António Cardoso e Cunha morreu, este domingo, aos 88 anos. A informação é avançada pelo Diário de Notícias, na sua edição online, que a confirmou junto de um familiar e de uma fonte empresarial.

Licenciado em Engenharia pela Universidade de Lisboa, trabalhou, durante algum tempo, nas áreas da indústria química e da administração de empresas, recorda o Diário de Notícias.

Entrou para a política em 1978, militando no PSD, partido pelo qual foi deputado à Assembleia da República e desempenhou funções governativas. Passou pelas secretarias de Estado do Comércio Externo e depois da Indústria, antes de se tornar ministro da Agricultura e Pescas dos governos de Francisco Sá Carneiro e Francisco Pinto Balsemão.

António Cardoso e Cunha foi o primeiro comissário europeu de Portugal, tendo sido nomeado em 1986, ano de adesão do País à então Comunidade Económica Europeia. Ocupou então a função de comissário das Pescas da primeira comissão de Jacques Delors e de comissário da Energia, Empresas, Comércio e Turismo na segunda comissão Delors, como recorda o Diário de Notícas.

Mais tarde, esteve à frente da Expo'98, realizada em Lisboa, tendo sido o primeiro comissário para a exposição universal, sendo, contudo, substituído no cargo em 1997, ainda antes do início do evento. Depois disso presidiu ao Conselho de Administração da TAP, cargo que ocupou até 2004.