Sociedade
Faleceu Fernando Esperança, empresário, vidreiro e docente
Município da Marinha Grande emite nota de pesar por "figura de grande relevo" na comunidade
O Município da Marinha Grande manifesta o seu "profundo pesar pelo falecimento de Fernando Manuel da Costa Esperança Pereira, empresário, vidreiro, docente colaborador e figura de grande relevo para a nossa comunidade".
"Nascido na Marinha Grande em 1959, Fernando Esperança licenciou-se em Gestão de Empresas e integrou o corpo docente colaborador do mestrado internacional Arte e Ciência do Vidro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, leccionando a disciplina de Tecnologia do Vidro", lembra a autarquia.
"A sua carreira foi marcada por um profundo compromisso com o conhecimento, a inovação e a divulgação da arte e indústria vidreira. Participou em diversas conferências internacionais da Glass Art Society, tendo estado presente, entre outras, na 27.ª Conferência Internacional em Tampa (1997), nas edições de Brooklyn (2000), Corning (2001 e 2009), Amesterdão (2002), Seattle (2003) e St. Louis (2006)."
O município recorda ainda que Fernando Esperança "organizou a 1.ª exposição temporária do Museu do Vidro — IN-VITRO 98 — e foi comissário da Exposição de Vidro Português Contemporâneo integrada na conferência Glass Art & Science, Portugal 99".
"O seu percurso artístico e cultural passou, também, pela participação em várias edições da Bienal de Artes Plásticas da Marinha Grande, onde deixou contributos reconhecidos e valorizados pela comunidade artística local e nacional", prossegue a Câmara.
No plano autárquico, "exerceu funções como vereador da Câmara Municipal da Marinha Grande, entre 25 de Novembro de 2010 e 5 de Maio de 2011, demonstrando o seu sentido de responsabilidade, serviço público e dedicação à Marinha Grande".
"Neste momento de dor, o Município apresenta à família, amigos e a todos os que com ele privaram as mais sentidas condolências."