Sociedade

Faleceu Fernando Lopes, ex-provedor da Misericórdia de Leiria

18 dez 2019 14:13

Médico tinha 90 anos e faleceu esta quarta-feira.

faleceu-fernando-lopes-ex-provedor-da-misericordia-de-leiria

Médico cardiologista e antigo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Leiria, Fernando Lopes faleceu hoje, aos 90 anos.

Licenciado em Medicina pela Universidade de Coimbra, era cardiologista desde 1962, tendo presidido ao primeiro Conselho de Administração do Hospital D. Manuel de Aguiar, em Leiria, por nomeação ministerial feita em 1963.

Como director do Hospital de Leiria criou a Liga de Amigos do Hospital e institucionalizou o Grupo de Voluntariado da instituição, do qual fez parte durante vários anos. Foi ainda membro do Conselho Geral do Hospital de Santo André e presidiu à Liga dos Amigos do mesmo.

Esteve na liderança da Misericórdia de Leiria durante 15 anos, entre 2001 e 2016, período ao longo do qual foi concretizada a requalificação do Hospital D. Manuel de Aguiar, onde funciona também uma unidade de cuidados continuados e a Residêncial XXI.

Em termos políticos, foi vereador na Câmara de Leiria, integrando um executivo liderado por Lemos Proença, onde, segundo uma nota biográfica do médico, “apresentou uma candidatura à rede internacional de cidades saudáveis, promovida pela OMS [Organização Mundial de Saúde]”.

Ainda não são conhecidas informações sobre as cerimónias fúnebres.