Sociedade

Faleceu José Vicente, ex-dirigente do Académico de Leiria

22 mar 2020 19:00

Estava ligado à Associação de Solidariedade Académico de Leiria há cerca de 13 anos.

faleceu-jose-vicente-ex-dirigente-do-academico-de-leiria

A Associação de Solidariedade Académico de Leiria (ASAL) está de luto pela morte de José Vicente, que entre 2012 e o final de 2019, foi presidente da Direcção da instituição.

“A família Académico está mais pobre e triste, partiu um dos bons”, diz Luís Pinto, fundador do Académico, que recorda José Vicente como uma pessoa “muito humilde e batalhadora”.

A ligação do antigo dirigente à instituição começou há cerca de 13 anos, após a saída de José Vicente do centro terapêutico da Comunidade Vida e Paz, em Fátima. “Vinha numa situação muito débil, mas conseguiu dar a volta”, conta Luís Pinto.

Em 2012, quando se levantaram dúvidas relativas à continuidade de Luís Pinto na Direcção da ASAL, por ser funcionário do Instituto Português do Desporto que, entretanto, se fundiu com o Instituto Português Juventude, José Vicente assumiu a presidência da instituição, até ao final do ano passado. Depois disso, continuou ligado à associação, onde agora era motorista.

Há cerca de um mês foi-lhe detectado um problema oncológico. Faleceu este domingo, aos 60 anos. Será cremado amanhã, numa cerimónia restrita, devido às imposições resultantes da pandemia de Covid-19.