Sociedade
Faleceu o investigador e estudioso do património e arquitectura Adriano Luís Monteiro
Natural da Rebolaria, Batalha, residia há vários anos em Famalicão, na Nazaré
Adriano Luís Monteiro, investigador e autor de várias publicações de âmbito histórico, natural da Rebolaria, Batalha, faleceu anteontem vítima de doença súbita.
Leia mais sobre o homem e a obra aqui
Engenheiro civil de formação, era um estudioso das áreas do património e da arquitectura, tendo-se dedicado ainda, ao longo da vida, à salvaguarda, numa extensa biblioteca, de publicações relevantes sobre a história de Portugal e da Batalha.
Em nota de pesar, a autarquia da Batalha recorda Adriano Luís Monteiro, como "um dos principais entusiastas para a instalação do Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, estando expostas algumas publicações que cedeu a este equipamento".
Segundo a mesma fonte, deve-se também à sua acção a constituição do Centro Recreativo da Rebolaria, do qual foi um dos sócios fundadores e a dinamização do Rancho Folclórico Rosas do Lena.
Adriano Luís Monteiro residia há vários anos em Famalicão, na Nazaré, sempre sem quebrar a ligação ao concelho que o viu nascer a 2 de Abril de 1941, e ao Mosteiro da Batalha.
O velório acontece na Casa Mortuária de Leiria, na sexta-feira, a partir das 13:30 horas, seguindo-se cremação.