Sociedade
Faleceu o padre João Trindade, antigo capelão do hospital de Leiria
Sacerdote era natural de Alburitel, freguesia do concelho de Ourém onde será sepultado esta segunda-feira
Natural de Alburitel, no concelho de Ourém, padre João Vieira Trindade faleceu, no último sábado, aos 93 anos. As exéquias a realizam-se, esta segunda-feir de manhã, na igreja paroquial de Alburitel, a partir das 10 horas, e serão presididas pelo bispo de Leiria-Fátima, José Ornelas.
João Trindade ingressou no Seminário de Leiria em 1944, com 13 anos, tendo sido ordenado sacerdote em 1956. Passou depois pelas paróquias de Atouguia (Ourém), Marinha Grande, Urqueira (Ourém) e Mira de Aire (Porto de Mós).
Em 1973, iniciou nova etapa no exercício do ministério com a transferência para o Seminário de Leiria, onde esteve 23 anos, desempenhado as funções de ecónomo, professor e formador. Durante esses anos, assumiu também a direcção do jornal “O Mensageiro” e o cargo de notário-atuário adjunto do Tribunal Eclesiástico.
Em 1996, foi nomeado capelão do Hospital de Santo André, assumindo ainda a assistência religiosa das diversas valências da Santa Casa da Misericórdia de Leiria. De 1998 a 2000 desempenhou o cargo de capelão do Santuário de Nossa Senhora da Encarnação. Em 2011, deixou o Hospital de Santo André e passou a dedicar-se mais aos utentes das valências da Misericórdia.
Numa nota de imprensa, onde comunica o falecimento, a diocese de Leiria-Fátima destaca ainda a colaboração de João Trindade em iniciativas de "grande importância para o Presbitério", como sejam a criação da Mútua do Clero (1967) e a inscrição do mesmo na Segurança Social, pela qual foi alargada ao clero diocesano a Previdência do Estado ou a construção da Casa Diocesana do Clero, inaugurada em 1989.