Saúde

Falha de abastecimento de medicamentos afecta farmácias e maioria dos utentes

10 out 2016 00:00

Estudo realizado por uma consultadora concluiu que falhas de abastecimento afectaram mais de metade dos utentes

falha-de-abastecimento-de-medicamentos-afecta-farmacias-e-maioria-dos-utentes-5177

Um estudo realizado por uma consultora para a indústria farmacêutica concluiu que as falhas de abastecimento do mercado farmacêutico nacional afectaram a generalidade das farmácias e 56% dos utentes.

De acordo com o estudo realizado pela Deloitte - Diagnóstico ao (des)abastecimento do mercado farmacêutico em Portugal, 2016 – o número de utentes afectados com a indisponibilidade de medicamentos nas farmácias portuguesas aumentou 10 pontos percentuais, entre 2013 e 2016, subindo para 56%.

“A generalidade das farmácias também referiu ter sentido falhas no fornecimento de medicamentos no mercado em 2016, com 99% dos inquiridos a apontarem esta situação, valor idêntico ao verificado no estudo realizado em 2013”, prosseguem as conclusões do estudo.

De acordo com o documento, a causa desta situação é a falta de medicamentos na cadeia de abastecimento (laboratório/ armazenista), segundo 87% das farmácias inquiridas.

Uma em cada cinco farmácias atribuiu as faltas de medicamentos à exportação paralela.

“Este problema tem-se agravado com a redução constante dos preços dos medicamentos, que tornam a produção menos atractiva para o mercado português, segundo 69% dos responsáveis pelas farmácias inquiridas”, citados no estudo.

Em comunicado, o presidente da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma) afirma que “preços injustificadamente baixos, com motivações estritamente economicistas, colocam em causa o acesso dos doentes aos medicamentos, por agravamento da exportação paralela e consequente falta de abastecimento do mercado farmacêutico nacional”.

“A alteração dos países de referência do sistema de formação de preços, com introdução de países com realidades muito diferentes da portuguesa, só agrava o problema, uma vez que conduz a que os preços dos medicamentos aprovados em Portugal sejam dos mais baixos da União Europeia, tornando-se mais apelativo exportar”, acrescentou João Almeida Lopes.

A investigação indica ainda que 97% dos utentes referiram que o principal condicionante no acesso à terapêutica foi a indisponibilidade de medicamentos nas farmácias.

A maioria (82%) dos utentes preferiram regressar mais tarde à mesma farmácia para adquirir o fármaco em falta.

O estudo baseou-se nas respostas de 143 farmácias que reportaram falhas de abastecimento de medicamentos e nas respostas de 600 utentes que manifestaram o mesmo.

Agência Lusa