Economia

Falso inspector da ASAE burla empresas

1 abr 2016 00:00

Autoridade esclarece que não contacta por telefone para pedir pagamento de coimas

falso-inspector-da-asae-burla-empresas-3607
Raquel de Sousa Silva

Um indivíduo “que se faz passar por inspector da ASAE” anda a burlar agentes económicos, alerta a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica em comunicado.

Este organismo diz ter conhecimento de que esta semana o falso inspector contactou um operador económico através de telefone, referindo que ia comparecer nas suas instalações para “verificação de documentação diversa, informando ainda que em caso de falta de algum documento” seria aplicada uma coima de valor elevado.

Face a isto, a operadora económica depositou numa conta bancária 450 euros. Mais tarde, “e por desconfiança face ao sucedido, a lesada contactou a ASAE, tendo confirmado a sua suspeita”, pelo que foi aconselhada a apresentar de imediato queixa, o que veio a fazer.

A ASAE esclarece que não efectua “qualquer tipo de contacto telefónico com os operadores económicos para pagamento de coimas. “Todos os procedimentos são efectuados pelas vias formais e legais, pelo que os operadores económicos não devem atender a qualquer pedido por parte de qualquer suposto inspector que efectue as solicitações anteriormente descritas”.