Sociedade

Falta de licença e apanha excessiva resultam em apreensão de 38 quilos de percebes no Baleal

1 jun 2022 09:42

GNR detectou mariscador de 63 anos em transgressão

falta-de-licenca-e-apanha-excessiva-resultam-em-apreensao-de-38-quilos-de-percebes-no-baleal
Percebes foram entregues a instituições de solidariedade social
Kerstin-Wrba-@-unsplash

Foram apreendidos 38 quilos de percebes, na ilha do Baleal, em Peniche, na segunda-feira, provenientes de apanha lúdica, porque o mariscador não tinha licença válida.

Em comunicado o Subdestacamento de Controlo Costeiro de Peniche, da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) informa que, no âmbito de uma acção de fiscalização, os militares da GNR além de verificarem que o suspeito não possuía licença lúdica, que a quantidade de crustáceos excedia os limites de captura diária legalmente previstos pela lei.

O homem de 63 anos foi identificado, foi elaborado um auto de contra-ordenação e os percebes apreendidos, os quais, após serem submetidos a verificação higiossanitária, foram entregues a várias instituições de solidariedade social.

"A GNR recorda que os recursos marítimos devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais."