Economia

Farinha de fruta é a mais recente aposta da Maçã de Alcobaça

20 nov 2022 10:00

Novo produto é um "superalimento" feito à base de cascas. Deverá chegar em breve ao mercado.

farinha-de-fruta-e-a-mais-recente-aposta-da-maca-de-alcobaca
Farinha feita a partir de desperdício de fruta é uma das novas propostas da Maçã de Alcobaça
Ricardo Graça/Arquivo
Daniela Franco Sousa

Depois da fruta, do sumo, do puré, da marmelada, do doce e de um vasto conjunto de produtos feitos a partir da Maçã de Alcobaça, eis que a marca está a desenvolver um outro artigo, que poderá chegar ao mercado em breve. Trata-se da farinha de Maçã de Alcobaça, explica Jorge Soares, presidente da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça ao JORNAL DE LEIRIA.

“O novo produto enquadra-se na lógica de industrialização das nossas maçãs e a finalidade é aproveitar a fruta feia, que o mercado castiga, mas que tem toda a qualidade”, enquadra o presidente. É também a forma de “maximizar o aproveitamento, numa lógica de economia circular”, prossegue o dirigente. Quando se espreme e desidrata a fruta, mantém-se cerca de 30 a 40% de fibra, que contém 3 a 5% de proteína vegetal e 12% de açúcar natural, realça Jorge Soares.

“Ficamos com um produto que é um superalimento, uma farinha de fruta, sem glúten, com propriedades antioxidantes”, adianta o presidente, salientando que todas estas vertentes já foram devidamente investigadas.

De momento, a farinha de Maçã de Alcobaça está a ser desenvolvida numa linha de prototipagem, destinada a projectos ainda pequenos. Mas está em vias de ser lançado o pão de Maçã de Alcobaça, numa cadeia de distribuição nacional e, dependendo do feedback do mercado, poderá ser implementada uma linha de fabrico próprio, de refinação, com pequenas embalagens de farinha de Maçã de Alcobaça a chegar às cozinhas dos portugueses, adianta o dirigente.

“É uma farinha feita a partir de desperdício de maçã, onde fica tudo da maçã, multiplicado por dez”, realça Jorge Soares.