Sociedade

Farol do Penedo da Saudade celebrou ontem 110 anos

16 fev 2022 17:30

Torre superior a 30 metros e alcance de 55 quilómetros

farol-do-penedo-da-saudade-celebrou-ontem-110-anos
Farol localizado no concelho da Marinha Grande
DR

O Farol do Penedo da Saudade, situado em São Pedro de Moel, na Marinha Grande, celebrou ontem 110 anos, uma data que a Autoridade Marítima Nacional (AMN) não deixou esquecer, desafiando os apaixonados pela icónica estrutura a deixar mensagens de parabéns através das suas redes sociais.

A beleza da arquitectura, a paisagem que este permite vislumbrar, bem como “as vidas que ajudou a salvar”, estão entre as inúmeras palavras de reconhecimento escritas pelo público que o conhece.

A AMN recorda que o Farol do Penedo da Saudade, composto por uma torre de 32 metros de altura, que lhe dá uma altitude de 55 metros, entrou em funcionamento em 15 de Fevereiro de 1912, “com um aparelho óptico de 3.ª ordem, grande modelo (500mm de distância focal), de rotação”.

“A fonte luminosa utilizada era a incandescência, pelo vapor de petróleo, e a rotação da óptica era produzida pela máquina de relojoaria”, especifica a AMN.

Um dos períodos marcantes da história do farol compreende-se entre Março de 1916 e Dezembro de 1919, quando este esteve apagado devido à Primeira Grande Guerra, realça a mesma fonte.

A óptica primitiva, prossegue a AMN, não se manteria no Farol do Penedo da Saudade por muito tempo, visto que foi deslocada para o novo farol do Cabo Mondego em 1921.

Também de 3 de Março até 27 de Julho de 1921, o farol esteve apagado para substituição da referida óptica. “O aparelho lenticular instalado é também de 3.ª ordem, grande modelo, de rotação, dando grupos de dois relâmpagos”, especifica a AMN.

O farol foi electrificado em 1947, mas só foi ligado à rede eléctrica de distribuição pública em 1980, ano em que foi iniciada também a automatização. Quanto à lâmpada que em 1947 era de 6000 watts, foi reduzindo a potência até se fixar nos 1000 watts actuais, explica a AMN.

O farol tem actualmente um alcance de 55 quilómetros.

Sabia que…
Dos 52 faróis distribuídos entre Portugal continental e ilhas, cinco estão localizados na região Centro, entre a Figueira da Foz e Peniche. A primeira destas construções remonta  a  1790,  é  o  Farol  do  Cabo Carvoeiro,  em  Peniche.  A última, de 1912, é o Farol do Penedo da Saudade, em São Pedro de Moel, na Marinha Grande, que  é  também  a mais alta construção deste tipo na região. Desta região fazem ainda parte o Farol do Cabo Mondego (1858), o Farol  da Nazaré (1903) e o Farol da Berlenga (1842).

Fonte: Faróis de Portugal