Sociedade

Fátima: a 100 dias do centenário, quase tudo pronto para receber o Papa

3 fev 2017 00:00

Obras reforçam segurança e conforto no Santuário.

fatima-a-100-dias-do-centenario-quase-tudo-pronto-para-receber-o-papa-5840

Faltam 100 dias para a visita do Papa Francisco a Fátima, que coincide com o Centenário das Aparições, e as obras de adaptação do Santuário estão quase concluídas. Enquanto o programa cultural e espiritual avança também em velocidade de cruzeiro, começam agora a acelerar os preparativos logísticos e de protocolo relacionados com a presença do chefe da Igreja Católica na data mais importante do calendário mariano em Portugal.

Francisco chega a Portugal a 12 de Maio, através da base aérea de Monte Real. Sabe-se que segue directamente para Fátima, onde está previsto jantar em privado com um grupo restrito, em que se incluem o bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto, e o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas. De Roma, um pedido: refeições simples.

Os aposentos para a única noite do Papa em solo português estão reservados numa das casas de acolhimento adjacentes ao recinto do Santuário. Logo na manhã seguinte, sábado, o Papa preside às celebrações religiosas do 13 de Maio, que assinalam, este ano, a passagem do primeiro século desde os relatos dos pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta sobre o aparecimento de uma entidade feminina, na Cova da Iria, identificada como a mãe do filho de Deus.

No final das celebrações, Francisco encontra-se com os bispos portugueses, durante um almoço oferecido no refeitório da Casa de Retiro da Nossa Senhora do Carmo. O voo de regresso ao Vaticano parte de Monte Real durante a tarde.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.