Sociedade

Fátima e o milagre da multiplicação dos pães... recheados de leitão

15 out 2016 00:00

Três opções para um destino gastronómico em formato sandes.

fatima-e-o-milagre-da-multiplicacao-dos-paes-recheados-de-leitao-5194

Quando três amigos partilham o mesmo afecto gastronómico, pode acontecer que a paixão, de tão intensa, os transforme em proprietários de restaurante. É o caso de Francisco Ferreira, Paulo Domingos e Alexandre Pereira, responsáveis pelo espaço Leitão & Companhia, em Fátima, perto da rotunda sul.

Com actividade profissional na engenharia civil, mediação imobiliária e fruticultura, que mantêm, estão juntos neste projecto de take-away e casa de petiscos desde Agosto do ano passado. E já pensam replicar o conceito em Leiria e mais além.

Leitão que chega da Boa Vista apresentado de todas as maneiras e feitios – ou quase. Num estabelecimento com 50 metros quadrados, mas decorado a preceito, há prato de barriga e costela a retalho com o indispensável molho, hambúrgueres e até nuggets, uma opção criada a pensar no menú para crianças, que leva o nome Leitão Kids e inclui nuggets (ou sandes), batata frita, bebida, brinquedo e um chupa, por 6 euros certos. 

Mas, a estrela da companhia é mesmo a sandes de leitão, que na opção menú com flute de champanhe ou imperial e batata frita fica por 6,40 euros e é servida numa original caixa de madeira.

Não é tudo: também há sopas, saladas, sangria, tapas e sandes vegetarianas. "Tentámos criar um conceito novo, mais clean e contemporâneo. Nada de leitões à vista", explica Francisco Ferreira.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.