Sociedade

Fátima regista este domingo uma das maiores afluências de peregrinos do ano

2 ago 2020 14:34

Missa dominical no Recinto de Oração do Santuário de Fátima, celebrada esta manhã, contou com a presença de “milhares" pessoas, "em distanciamento social" e com uso de máscara. 

fatima-regista-este-domingo-uma-das-maiores-afluencias-de-peregrinos-do-ano
Ainda longe das multidões habituais, Santuário de Fátima registou, esta manhã, uma boa afluência de peregrinos
Santuário de Fátima

Foi diante de uma “numerosa assembleia”, composta por milhares de pessoas e “no respeito pelas regras sanitárias em vigor”, com uso de máscara e distanciamento social, que o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, presidiu, esta manhã, à missa dominical. 


“Este primeiro domingo de Agosto foi, porventura o primeiro momento deste ano, em contexto de pandemia, a registar a afluência de milhares de peregrinos à Cova da Iria”, refere uma nota do Santuário de Fátima. 


Durante a homilia que proferiu, o padre Carlos Cabecinhas defendeu que compaixão e a partilha constituem “o verdadeiro antídoto contra a ditadura da indiferença e o egoísmo que marcam os nossos dias”

.
Partindo do relato evangélico do milagre da multiplicação dos pães, o sacerdote desafiou os peregrinos presentes na Cova da Iria e aqueles que seguiam a celebração pelos meios de comunicação social e digital, a olhar para esse episódio bíblico e a fazer dele um desafio de vida.


“Este milagre está ao nosso alcance: gostaríamos que Deus viesse resolver de forma imediata, fácil e indolor, os problemas que nos afligem. Mas este não é o modo de agir de Deus. Ele continua a realizar estes milagres mas fá-lo através de nós” adiantou Carlos Cabecinhas.


O sacerdote acrescentou ainda: “A lógica de cada um por si, que compreendemos muito bem porque é sedutora, sobretudo quando nós temos o necessário, que é apenas outra forma de dizer egoísmo, que se manifesta na indiferença perante os outros, é a lógica que Jesus rejeita.” 


Nos próximos dias 12 e 13, o Santuário viverá a Peregrinação Internacional Aniversária de Agosto, também conhecida como a Peregrinação dos Migrantes e Refugiados.

Com vista à sua preparação, a partir de quinta-feira, dia 6 de Agosto, o Santuário propõe um itinerário de aprofundamento espiritual, em oito passos, de forma a preparar “a participação efectiva dos peregrinos neste momento tão especial, mantendo as precauções que o actual contexto sanitário impõe”.