Sociedade
Fátima vai ter um novo centro escolar junto ao estádio municipal
Investimento estimado em oito milhões de euros para responder ao aumento "considerável" do número de alunos
O Município de Ourém vai avançar com a construção de um novo centro escolar em Fátima para fazer face ao aumento do número de alunos. O edifício será erguido junto ao Estádio Municipal Papa Francisco, em terrenos que são propriedade da câmara, e tem um custo estimado em oito milhões de euros, a financiar por fundos comunitários.
De acordo com o estudo prévio aprovado na última reunião de câmara, o Centro Escolar de Fátima Estádio irá incluir as valências de pré-escolar e do 1.º ciclo, a primeira com quatro salas e a segunda com oito. Segundo uma nota de imprensa do município, a obra "pretende responder ao aumento considerável de alunos que o concelho regista".
O edifício terá ainda três salas para ATL, auditório, ginásio, biblioteca/ludoteca, copa/cozinha, refeitório, arrumos, salas de professores, de assistentes operacionais e de isolamento, bem como gabinetes de psicologia, terapia da fala, do coordenador e de recepção de encarregados de educação. No exterior, além do recreio, haverá um campo de jogos.
Também em Fátima, o município tenciona avançar com a ampliação do Centro Escolar Beato Nuno, com a construção de um novo edifício para "resolver alguns constrangimentos de espaço", explicou o presidente da câmara, Luís Albuquerque, aquando da apresentação do orçamento camarário à Assembleia Municipal.
Na ocasião, o autarca anunciou ainda que está também prevista a edificação de um novo bloco no Centro Escolar da Caridade, na cidade de Ourém, destinado à realização das actividades de apoio à família.