Viver

Fazunchar. A galeria de arte pública continua a crescer com a magia da vila florida

15 ago 2024 14:00

É nos dias 16, 17 e 18 de Agosto que se revela grande parte da programação do festival que decorre em Figueiró dos Vinhos

fazunchar-a-galeria-de-arte-publica-continua-a-crescer-com-a-magia-da-vila-florida
Inaguração da exposição de Martinho Costa no Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos
Fazunchar

Na história do jardim municipal de Figueiró dos Vinhos não falta um prémio – a medalha de prata no Concurso Europeu de Cidades e Vila Floridas, em 1998. Os arbustos com formas esculpidas fazem parte da identidade do espaço aberto em 1930 sob os ideais do romantismo e do liberalismo e na arte da topiária há um nome que se destaca acima de todos: o do jardineiro José Francisco Simões Júnior (1910-1977).

Estes e outros fragmentos das últimas décadas inspiraram os muralistas Mariana Santos e Regg Salgado, convidados da edição de 2024 do Festival Fazunchar, que prossegue até ao próximo domingo, 18 de Agosto, de novo com a arte pública (e a pintura) no centro da programação.

Trabalhar em dupla “não é fácil” e obriga a “planear mais do que o normal”, mas Mariana Santos e Regg Salgado esperam, no final, conseguir despertar a “curiosidade” do público e estabelecer “mais um motivo” para levar a população a visitar o parque quase centenário da vila que, noutra época, cativou os pintores Henrique Pinto e José Malhoa e os escultores Simões de Almeida Tio e Sobrinho.

A intervenção que assinam na fachada do número 13 da Rua Padre Diogo de Vasconcelos – explicam ao JORNAL DE LEIRIA – é também “uma homenagem” a Figueiró dos Vinhos, oferecida numa abordagem “mais surrealista” e “diferente do tradicional”.

Fragas em versão hip hop

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ