Sociedade

Feira de Leiria com 658 mil visitantes supera número de 2022

31 mai 2023 10:23

Número ficou "aquém das expectativas" alimentadas pela enchente das primeiras semanas. 

feira-de-leira-com-658-mil-visitantes-supera-numero-de-2022
As condições meteorológicas prejudicou a adesão de pessoas à certame
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

A edição deste ano da Feira de Leiria, que terminou no domingo, contou com 658 mil visitante, superando o número registado em 2022 e que se cifrou em 650 mil euros.

Os dados foram avançados na reunião de câmara desta terça-feira pela vereadora Catarina Louro, que, apesar do aumento, admitiu que o número ficou "aquém das expectativas" alimentadas pela enchente das primeiras semanas. 

"As condições meteorológicas das últimas semanas fez que não tivéssemos tanta gente como esperávamos" assumiu a autarca, que, entre outros, tutela o pelouro do Desenvolvimento económico. 

No balanço que apresentou ao executivo, Catarina Louro considerou que os objectivos traçados para esta edição "foram cumpridos", destacando os passos dados para afirmar a Feira de Leiria como eco-evento, uma classificação que autarquia espera alcançar em 2025. 

"Com a adopção dos copos reutilizáveis evitámos um enorme desperdício e mantivemos a limpeza do recinto. Não havia copos espalhados no chão", sublinhou, revelando que, durante os 30 dias de evento, foram recolhidas 55 toneladas de resíduos indiferenciados, o que dá uma média de "80 gramas por visitante". 

A vereadora destacou ainda o envolvimento do movimento associativo e dos parceiros institucionais, como os SMAS e a Valorlis, que contribuíram também para o sucesso do evento. "Fomos ao encontro das expectativas dos visitantes", disse.