Sociedade

Feira de Leiria começa este sábado e abre com concerto dos Calema

28 abr 2023 18:00

Na edição deste ano são esperadas cerca de 650 mil pessoas.

feira-de-leiria-comeca-este-sabado-e-abre-com-concerto-dos-calema
Edição deste ano contará com 30 equipamentos de diversão
Ricardo Graça/Arquivo

A edição deste ano da Feira de Leiria (antes designada por Feira de Maio) começa, este sábado, dia 29, e irá prolongar-se até 28 de Maio. A abertura oficial está marcada para as 15 horas, sendo que a primeira noite de concertos contará com a actuação dos Calema, a partir das 22 horas. No domingo, à mesma hora, sobe a palco o cantor leiriense João Miguel.

A edição de 2023, na qual são esperados cerca de 650 mil visitantes, terá como tema central a sustentabilidade, com a Feira de Leiria a dar os primeiros passos para ser reconhecida como eco-evento.

A proibição de copos de utilização única, a introdução do serviço de “aguadeiros”, que irão distribuir água da rede pública aos visitantes para “reabastecerem” as suas garrafas, a promoção da separação de resíduos e a monitorização “permanente” do ruído, são algumas das medidas a adoptar este ano.

A par da música, haverá gastronomia, com cerca de 50 espaços de restauração preparados para servir aproximadamente 40 mil refeições, 30 equipamentos de diversão e perto de 230 expositores, que funcionarão como “montra” de actividades económicas e de artesanato. O espaço Leiria Gaming + Jogos Tradicionais, uma novidade do ano transacto, volta em 2023 com jogos para todas as idades.

Entre pagos e gratuitos, os visitantes terão à sua disposição 2.900 lugares de estacionamento, distribuídos por 12 parques, onde se inclui uma zona de aparcamento perto da urbanização Quinta da Gordalina e outra na Cerâmica do Lis.