Viver

Feira do Livro de Leiria com limite de 120 visitantes em simultâneo

18 jun 2021 12:42

Os escritores José Rodrigues dos Santos e João Tordo e o cientista Carlos Fiolhais são os nomes mais mediáticos numa edição dedicada ao tema “Somos Ciência com Livros”

feira-do-livro-de-leiria-com-limite-de-120-visitantes-em-simultaneo
João Tordo conversa com leitores em Leiria no domingo, 27 de Junho
Ricardo Graça

A próxima edição da Feira do Livro de Leiria realiza-se no Mercado de Santana de 23 a 27 de Junho e vai ter no máximo 120 visitantes em simultâneo, por causa da pandemia, adiantou, esta manhã, a vereadora com o pelouro da Cultura no Município de Leiria, Anabela Graça, durante a apresentação do evento.

Os escritores José Rodrigues dos Santos e João Tordo e o cientista Carlos Fiolhais são os nomes mais mediáticos numa edição dedicada ao tema “Somos Ciência com Livros”.

Estão também anunciados José Xavier, Vanda Brotas Gonçalves, Filipa Martins, David Machado, Sandra Barão Nobre, Ana Pêgo, Patrícia Martins, André Pereira, Ana Cristina Luz, Tânia Bailão Lopes e Nuno Caravela.

O programa inclui apresentações de livros, conversas e sessões de autógrafos, uma oficina de biblioterapia, retratos escritos, o projecto Nas suas Casas os Homens, o lançamento do segundo número da revista de poesia Acanto e uma feira de ciência dinamizada pela Science4you.

Arquivo, Letras e Livros, Bertrand e Fnac são as livrarias presentes na Feira do Livro de Leiria em 2021, organizada pelo Município em parceria com a Acilis e com o apoio da editora Gradiva na programação.

Durante a apresentação do evento, esta sexta-feira, Anabela Graça manifestou o empenho da Câmara de Leiria para que “tudo decorra de acordo com as normas de segurança da Direcção-Geral da Saúde”.

“Gostaríamos de ter entre 100 e 120 pessoas”, explicou, sobre o número máximo de visitantes em simultâneo no recinto, com limite de 50 na plateia e 70 no percurso de circulação entre bancas, considerando que "a Cultura em Leiria tem sido muito segura".

As restrições relacionadas com a Covid-19 explicam, também, o horário da Feira do Livro em 2021: a terminar às 20 horas, sem período nocturno.

As visitas das escolas ao Mercado de Santana estão sujeitas a inscrição prévia e ao sistema de bolhas; por outro lado, este ano, alguns escritores vão deslocar-se a estabelecimentos de ensino na periferia da cidade.

Além de promover “o livro e a leitura”, a Feira do Livro de Leiria tem por objectivo, em 2021, segundo Anabela Graça, “apoiar os livreiros e os editores”.

“Neste momento tão difícil para eles, a Feira do Livro tinha de se realizar”, afirmou. Será "diferente", uma "versão muito serena".

O Município vai distribuir um voucher de três euros a todos os alunos do primeiro ciclo no concelho, que pode ser utilizado durante a Feira do Livro ou até 15 de Julho nas livrarias aderentes.