Viver

Feira do Livro traz a Leiria autores para todos os gostos

19 mai 2022 17:24

Evento decorre de 1 a 5 de Junho e quer combater os fracos índices de leitura

feira-do-livro-traz-a-leiria-autores-para-todos-os-gostos
Vítor Santos, Anabela Graça e Lino Ferreira
Raquel de Sousa Silva
Raquel de Sousa Silva

Alice Vieira, Valter Hugo Mãe, Nuno Nepomuceno e Raul Minh’alma são alguns dos escritores que vão estar na Feira do Livro de Leiria, que se realiza de 1 a 5 de Junho, no Mercado de Sant'Ana.

No evento estarão ainda os escritores Nelson Mateus, Catarina Sobral, Susana Cardoso Ferreira, Carmen Garcia, Pedro Chagas Freitas, Francisco Moita Flores e Mário Augusto, no âmbito de um programa “eclético, que procura dar resposta aos anseios e a todos os gostos”, segundo o coordenador da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, Vítor Santos, responsável pela programação.

Promover a leitura e combater os baixos índices de literacia são os principais objectivos da Feira do Livro de Leiria, explicou esta tarde a vereadora Anabela Graça, na apresentação da iniciativa.

As últimas estatísticas sobre os indíces de leitura dos porugueses revelam que se lê “cada vez menos”, o que é “assustador”.

Para a vereadora da Educação e da Cultura da Câmara de Leiria, que organiza o evento em parceria com a associação Acilis, é preciso trabalhar com as escolas para contrariar a diminuição dos hábitos de leitura.

Por isso, a edição deste ano da feira surge com uma clara aposta nas crianças, estando já inscritos cerca de quatro mil alunos de estabelecimentos de ensino do concelho, cujo transporte para o evento e de regresso às escolas é assegurado pelo município.

Os alunos do primeiro ciclo recebem um voucher de três euros, para a aquisição de livros na feira.

“O Dia da Criança vai ser comemorado com livros em Leiria”, salientou a vereadora, frisando que a maioria da programação está vocacionada para as crianças, com novos autores, e com a presença de Alice Vieira, que será homenageada na feira e sobre a qual haverá uma exposição.

Este ano a Feira do Livro de Leiria regista um aumento do número de livreiros envolvidos, seis. “Interessa-nos a promoção do livro e da leitura, mas também dos livreiros, uma actividade económica que está a passar uma fase difícil”, disse.

De “momentos menos bons” para os livreiros falou igualmente Lino Ferreira, presidente da Acilis, para quem “é importante a proximidade entre o comércio e a cultura”.