Economia

Feiras: portas abertas para conquistar novos mercados

18 fev 2016 00:00

São uma montra do trabalho das empresas. Apesar do investimento elevado, as feiras são uma aposta obrigatória para quem quer aumentar as vendas para o mercado externo

feiras-portas-abertas-para-conquistar-novos-mercados-3099
Raquel de Sousa Silva

Há 30 anos que a VCI Curel marca presença na Ambiente, que se realiza em Fevereiro em Frankfurt, na Alemanha. É considerada a mais importante feira internacional de artigos para a casa e hotelaria e este ano a empresa de cutelarias voltou ao certame para “mostrar novos produtos, encontrar novos parceiros e clientes e fidelizar os que já tem”.

O stand da empresa do concelho de Caldas da Rainha foi um dos visitados pela comitiva que a Nerlei, que organiza a participação nacional colectiva na Ambiente, convidou a deslocar-se ao certame, sexta-feira passada.

Do grupo faziam parte os secretários de Estado da Indústria e da Internacionalização, João Vasconcelos e Jorge Oliveira (o ministro da Economia acabou por não ir, ao contrário do que estava previsto), o embaixador de Portugal na Alemanha, João Mira Gomes; o delegado da AICEP em Berlim, Pedro Macedo Leão, o administrador da AICEP, Pedro Ortigão, e o presidente da direcção da Nerlei, Jorge Santos.

A Nerlei, que desde 2001 organiza a participação colectiva nacional na Ambiente, quer que Portugal seja o país parceiro em 2019. Para tal, conta com a “abertura” da direcção da Messe Frankfurt e com o empenho do governo português, revelou Jorge Santos durante a visita ao certame.

“Normalmente é por convite, mas estamos a ser pró-activos e a tentar criar condições para que nos convidem. Sabemos que face a outros países estamos em desvantagem, em termos de dimensão de mercado e do número de expositores, mas não adianta queixarmo-nos, temos é de fazer algo para sermos diferentes”. 

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integraldeste artigo