Sociedade

Férias do Santuário de Fátima para deficientes e cuidadores com 180 inscritos

24 jul 2022 10:10

Durante uma semana, enquanto os filhos ficam ao cuidado dos voluntários, os pais podem descansar e descontrair através das diversas actividades propostas.

ferias-do-santuario-de-fatima-para-deficientes-e-cuidadores-com-180-inscritos
Projecto do Santuário de Fátima foi iniciado em 2006
Ricardo Graça

Após dois anos de interregno, por causa da pandemia, estão de volta as férias para pessoas com deficiência e seus cuidadores promovidas pelo Santuário de Fátima. O programa arranca esta semana e vai decorrer até ao final de Agosto, contando com 180 inscrições (125 crianças e jovens portadores de deficiência e 55 familiares).

Durante uma semana, enquanto os filhos ficam ao cuidado dos voluntários, os pais podem descansar e descontrair através das diversas actividades propostas, onde se incluem uma visita guiada aos Valinhos, outra aos vários espaços do Santuário e uma deslocação à Praia das Rocas, em Castanheira de Pera.

Segundo o Santuário, é também“uma oportunidade de enriqueci mento moral e espiritual” dos cuidadores. Este ano, estão previstos seis turnos, cada um com a duração de uma semana, mobilizando 70 voluntários que “dão um imprescindível contributo” para a realização da iniciativa.

Numa nota de imprensa, o Santuário sublinha que, “mais do que uma proposta de voluntariado, a semana ‘Vem para o meio’ é uma experiência de entrega, doação e auto-implicação em favor do outro”.

Iniciado em 2006, com um grupo com cerca de 40 pessoas, o programa “Vem para o meio - Férias para pais de pessoas com deficiência” já abrangeu cerca 600 participantes, entre crianças e jovens e cuidadores. A iniciativa conta com a colaboração da congregação Silenciosos Operários da Cruz, que administram o Centro de Espiritualidade Francisco e Jacinta Marto, em Fátima.