Sociedade

Fernando Elias integra Conselho Nacional de Educação

20 set 2022 10:19

Professor de Leiria, que durante antes foi director do Agrupamento de Escolas de Colmeias, ocupa o lugar de conselheiro por cooptação do Governo.

fernando-elias-integra-conselho-nacional-de-educacao
Fernando Elias dirigiu o Agrupamento de Escolas de Colmeias ao longo de 27 anos
Ricardo Graça

Professor aposentado, Fernando Elias integra agora o Conselho Nacional de Educação. O docente, que durante 27 anos foi director do Agrupamento de Escolas de Colmeias, no concelho de Leiria, ocupa o lugar de conselheiro por cooptação do Governo, tendo sido indicado pelo ministro da Educação, João Costa. A tomada de posse teve lugar esta segunda-feira.

Num texto publicado na sua página de facebook, Fernando Elias refere-se à nova função de conselheiro do Conselho Nacional da Educação como um "desafio", que promete abraçar com "dedicação, empenho, resiliência e argumentação sustentada" na sua experiência profissional.

"Há tantas questões emergentes no sistema educativo português que importa analisar/reflectir", com a apresentação de propostas de medidas que "assegurem maior sustentabilidade e consolidação das políticas públicas de Educação" e pensando " 'fora da caixa' e com uma visão prospectiva", refere o docente, que em Fevereio deste ano passou à condição de aposente.

Entre as questões que, no entender Fernando Elias, importa reflectir está "a gestão do currículo" e a "valorização e dignificação da carreira docente e promoção qualificada do desenvolvimento profissional, científico e pedagógico dos professores".

Na sua opinião, é também necessário realizar "estudos de caso de excelentes lideranças dos directores/directoras", identificar e divulgar boas práticas de inovação pedagógica, reforçar a importância do pré-escolar no desenvolvimento e na formação integral do aluno e da educação ao longo da vida. Fernando Elias considera ainda importante repensar o acesso ao ensino superior e a avaliação interna e externa das aprendizagens dos alunos

Com 45 anos dedicados ao ensino, Fernando Elias dirigiu o Agrupamento de Escolas de Colmeias (Leiria) durante 27 anos consecutivos. Foi também conselheiro do Conselho das Escolas (2007-2021) eleito pelo círculo eleitoral de Leiria, membro do Conselho Científico da Avaliação dos Professores (2008-2011) do Conselho Municipal de Educação de Leiria (2002-2021).