Desporto

Fernando Mota: os relatos de quem fez a Grandíssima de bicicleta, de mota e até de carro

13 ago 2021 15:12

Ex-ciclista de Pombal recorda os momentos mais felizes na Volta a Portugal, prova cuja edição deste ano se encontra nos momentos decisivos.

fernando-mota-os-relatos-de-quem-fez-a-grandissima-de-bicicleta-de-mota-e-ate-de-carro
Fernando Mota no final de uma etapa da Volta de 2019
DR

Na última década do milénio passado, enquanto ciclista, Fernando Mota uma boa dezena de Voltas a Portugal e cinco Vueltas a Espanha.

No currículo conta com títulos de campeão nacional de elite e de sub-23, mas não tem dúvidas em afirmar que os momentos “mais prazerosos” que a modalidade lhe deu aconteceram precisamente quando fez a Grandíssima, mas de mota, levando atrás de si os cameramen a captar imagens para a RTP.

Para este desportista de Pombal, de 55 anos, esta oportunidade permitiu-lhe associar duas paixões.

“Por um lado, tenho mota desde os 18 anos. Por outro, o ciclismo, que se entranha e fica para sempre. Ali, era estar no olho do furacão. Era o mesmo que estarmos sentados numa poltrona no meio do relvado a ver um jogo de futebol. Muitas vezes, dava por mim a pensar ‘não faças isso’ ou ‘ataca agora’. Vivemos tudo de forma mais intensa.”

Claro que são “momentos intensos”.

Das domingueiras à Vuelta a Espanha

Tudo começou nas chamadas domingueiras, provas que ocorriam em aldeias da região de Leiria, como Amor ou A-do-Barbas. Fernando tinha os seus 18 anos e apenas dava umas voltas com os amigos, “sem qualquer plano de treino”, mas quando começou a participar percebeu que havia um lugar para ele no ciclismo Foi convidado por uma equipa de sub-23 e logo foi campeão nacional. Já na elite começou no Lousa, passou pela Sicasal, pelo Boavista e pelo LA Pecol, antes de terminar no “projecto falhado” do Benfica. A carreira foi praticamente toda feita no estrangeiro e só vinha a Portugal integrado nas equipas que lutavam pela vitória na Grandíssima. Contribui, inclusive, para três triunfos, por Joaquim Gomes e Cássio Freitas. “O ciclismo é feito de escolhas e eu fiz uma conciente. O que gostava era de correr no estrangeiro e isso só estava disponível para duas equipas, mas implicava que o meu papel na Volta estava condicionado. O que fazia, fazia com gosto, consciente de que era o que tinha de fazer. Sempre foi gratificante ajudar um colega meu.”

“As descidas são complicadas e até tenho uma história. Para conseguirmos estabilizar a moto a subir, àquelas velocidades tão baixas, temos de acelerar e travar ao mesmo tempo. É um equilíbrio difícil e depois de fazer meia hora de acelerador e travão, cheguei ao fim da subida e a bomba de travão foi-se. Tive de fazer toda a descida sem travão de t

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ