Sociedade

Ferro Rodrigues inaugura esta terça-feira a requalificação do parque do Tremelgo no Pinhal de Leiria

10 mai 2021 15:43

Plantação, em cerca de 2 hectares, das espécies mais emblemáticas da flora autóctone portuguesa

ferro-rodrigues-inaugura-esta-terca-feira-a-requalificacao-do-parque-do-tremelgo-no-pinhal-de-leiria
Zona intacta do parque do Tremelgo fotografada alguns meses depois do incêndio de 2017
Ricardo Graça/Arquivo

A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, acaba de confirmar na reunião do executivo que é inaugurada amanhã, terça-feira, 11 de Maio, a requalificação do parque do Tremelgo, no Pinhal de Leiria, com a presença do presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.

Um comunicado publicado no site do Parlamento explica que o Projecto de Regeneração Florestal e Paisagística do Parque do Tremelgo se traduz na plantação, em cerca de 2 hectares, das espécies mais emblemáticas da flora autóctone portuguesa.

Resulta de uma parceria da Assembleia da República com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), no quadro da Dimensão Parlamentar da Presidência Portuguesa.

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, vai descerrar uma placa que, ainda segundo a nota publicada no site do Parlamento, "regista o contributo da Dimensão Parlamentar da Presidência Portuguesa para a reflorestação de Portugal, para a luta contra os incêndios florestais e as alterações climáticas e para a construção de uma Europa União mais verde".

A zona do Tremelgo foi parcialmente atingida pelo incêndio de Outubro de 2017 e também sofreu danos durante a tempestade Leslie, em Outubro de 2018.