Viver

Festas da Batalha com concertos de Diogo Piçarra e Gisela João

4 ago 2020 15:11

Os concertos serão transmitidos online e em ecrã gigante ao ar livre, mediante marcação prévia.

festas-da-batalha-com-concertos-de-diogo-picarra-e-gisela-joao
Concerto de Gisela João acontecerá na noite do dia 15
DR

Os concertos de Diogo Piçarra e Gisela João no mosteiro, com transmissão online, serão dois dos momentos altos da edição deste ano das Festas da Batalha. Adaptados à situação pandémica, os festejos terão lugar nos dias 14, 15 e 16 de Agosto.

O programa começa no dia 14, feriado municipal, pelas 18 horas, com a cerimónia evocativa da Batalha de Aljubarrota, a realizar na na Capela do Fundador do Mosteiro da Batalha.

Segue-se a sessão solene, a realizar no Claustro Real do mosteiro, dedicada à importância do processo de descentralização e da boa articulação entre as administrações Central e Local.

Ainda no dia 14, pelas 21:30 horas, terá lugar o concerto acústico com Diogo Piçarra, nas Capelas Imperfeitas, com transmissão online através da página do Facebook do Município da Batalha.

No dia seguinte, 15 de Agosto, feriado nacional, realizar-se-á uma caminhada, com cerca de 5km. As inscrições, gratuitas e limitadas, deverão ser efetuadas através do email cultura@cm-batalha.pt .

Nesse dia, pelas 19:30 horas, o Claustro Afonso V do mosteiro receberá a sessão de lançamento do novo vinho DOC da Adega Cooperativa da Batalha denominado “Batalha Real”.

Pelas 21:30 horas, do dia 15, realizar-se-á o concerto da fadista Gisela João, a decorrer no Claustro Real.

As inscrições para assistir presencialmente aos concertos serão disponibilizadas brevemente na plataforma www.batalhaonlife.pt. Será ainda possível assistir aos concertos ao ar livre, transmitidos em ecrã gigante na Praça do Condestável. Também aqui é necessárioproceder à reserva de mesas e de lugares sentados, através daquela plataforma.

O programa das Festas da Batalha compreende ainda a apresentação da obra “Fotografar o Tempo: Da Casa Alvão à Atualidade”, que incluirá uma visita guiada ao Mosteiro da Batalha. Será no dia 16 de Agosto, às 15 horas, no Posto de Turismo.

Citado por aquela nota, Paulo Batista Santos, presidente do Município, refere que “mesmo num cenário como o que estamos a viver, com fortes implicações na vida das pessoas, foi intenção da Câmara Municipal organizar as Festas Batalha, assentes num modelo de que se adapta às normas e às regras vigentes”.