Viver

Festival A Porta. Uma nova morada, a mesma missão: pessoas e lugares

7 jun 2024 14:00

Entre 9 e 16 de Junho, o cenário do Convento dos Capuchos abriga um programa com 20 concertos e espaço para muito mais artes, em que a memória e o futuro voltam ao centro da reflexão

festival-a-porta-uma-nova-morada-a-mesma-missao-pessoas-e-lugares
Desta vez numa das colinas da cidade, o Festival A Porta voltar a abrir um espaço abandonado
Ricardo Graça

Pela primeira vez fora do centro histórico de Leiria, A Porta ocupa as ruínas do Convento dos Capuchos e começa já no próximo domingo, 9 de Junho, com a promessa de uma celebração colectiva da memória e de um amanhã imaginado em conjunto.

Há uma oportunidade única: até Janeiro de 2025, decorre o prazo para o início da exploração da concessão atribuída a privados que, de acordo com o investimento aceite pelo Governo, visa instalar um hotel de quatro estrelas e 50 quartos, com zonas de acesso público e um centro interpretativo da história do edifício, que já soma 372 anos.

Por outro lado, a organização lembra a carta de princípios que está na origem do festival, em 2014, na Rua Direita: “abrir locais abandonados e trazê-los para a esfera da comunicação e da comunidade”.

No cenário do Convento dos Capuchos, a ondamarela vai estrear um novo espectáculo de co-criação desenvolvido ao longo dos últimos dias, em Leiria, com músicos, cantores e elenco sem experiência profissional. “Trabalhamos sempre no cruzamento entre a prática artística, os lugares e as pessoas”, diz Ana Bragança, do colectivo oriundo de Guimarães, que procura materializar o conceito de democracia cultural. “O ser humano é um ser criativo. Acreditamos muito nesta ideia: em cada pessoa, um artista”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ