Viver

Festival Afonso Lopes Vieira leva poesia, música, cinema e uma maratona de pintura a São Pedro de Moel

19 ago 2021 12:22

Evento promovido pela Protur - Associação para a Promoção do Turismo de São Pedro de Moel

festival-afonso-lopes-vieira-leva-poesia-musica-cinema-e-uma-maratona-de-pintura-a-sao-pedro-de-moel
Três palcos no Jardim do Vale, Casa-Museu Afonso Lopes Vieira e Jardim do Bambi acolhem este festival
DR
Redacção/Agência Lusa

Dezenas de actividades animam até domingo São Pedro de Moel, no âmbito do festival que recorda a vida e obra do poeta Afonso Lopes Vieira (1878-1946), que viveu naquela praia do concelho da Marinha Grande.

Entre visitas encenadas, concertos, teatro, exposições, feira do livro infantil, exibição de artesanato, oficinas para crianças e, claro, a já tradicional poesia declamada nas ruas e o passeio poético com Afonso Lopes Vieira e a família Rey Colaço, o programa para 2021 contempla algumas novidades relativamente a edições anteriores.

O festival promovido pela Protur - Associação para a Promoção do Turismo de São Pedro de Moel conta este ano com a estreia de um documentário realizado por Álvaro Romão, “Ar livre - Da vida em São Pedro de Moel”, que procura registar a identidade do lugar, através da arquitetura, literatura, memória cultural e quotidiano da praia da Marinha Grande. 

Por outro lado, um conjunto de encontros denominados “Jornadas da Floresta” vão convocar a comunidade local e regional “a imaginar e construir um futuro sustentável, inclusivo e belo”, explica a organização em comunicado.

Estas conversas sobre arquitectura, turismo e arte de São Pedro de Moel vão contar com a participação, entre outros, de Gonçalo Byrne, Susana Lobo, Pedro Appleton, João dos Santos e Sónia Guerra.

Nas artes plásticas, os artistas Tiago Baptista, Paula Ferreira, Mariana Gomes e João dos Santos vão desenvolver durante dois dias uma maratona de pintura no pátio da Casa-Museu Afonso Lopes Vieira (em jornadas de nove horas seguidas), criando obra para uma exposição a inaugurar no sábado à tarde.

A nível da programação musical, estão agendados concertos de Miguel Calhaz, para a noite de sexta-feira, e Fio-Manta e Lavoisier, no sábado.

O Festival Afonso Lopes Vieira começa na sexta-feira em três palcos de São Pedro de Moel: Jardim do Vale, Casa-Museu Afonso Lopes Vieira e Jardim do Bambi. O encerramento é domingo à noite com a apresentação do espectáculo teatral “Sob a terra”, pela companhia Leirena Teatro.