Viver

Festival de Teatro de Rua começa este sábado em Porto de Mós

22 jul 2023 10:00

Nesta 8.ª edição, o festival irá recordar episódios marcantes da história do 25 de Abril. Decorrerá nos próximos três fins-de-semana.

festival-de-teatro-de-rua-comeca-este-sabado-em-porto-de-mos
Teatr’ambu, de São Jorge, é o primeiro grupo a subir ao palco
DR

A Praça da República, em Porto de Mós, acolher, esta noite, o primeiro espectáculo do Festival de Teatro de Rua do concelho, que vai decorrer até ao dia 5 de Agosto, sempre ao fim-de-semana, às 21 horas e no mesmo local.

A edição deste ano, a oitava, irá recordar alguns dos episódios marcantes do 25 de Abril, a propósito dos 50 anos da Revolução dos Cravos, que se assinalam em 2024.

Os protagonistas são os sete grupos de teatro do concelho, que se voltam a juntar num projecto de parceria entre o município e o grupo Leirena Teatro.

O primeiro a subir ao palco é o grupo Teatr’ambu, de São Jorge, que esta noite apresenta a peça A Sombra. Amanhã, dia 23, é a vez de Um par de cinco – Grupo de Teatro de Mira de Aire entrar em cena, com a peça O povo está com o MFA.

No próximo fim-de-semana, Os miúdos da serra, de Alqueidão da Serra, interpretam O rastilho, na sexta-feira, dia 28. No dia seguinte, é a vez de o Trûpego, de Porto de Mós, subir a palco, com a peça Espertina - no final de 72. Por detrás das armas é a peça que o JuncaTeatro, do Juncal, apresenta no dia 30.

O festival encerra com as peças “Operação fim regime”, pelo Teatro Olaré, de Serro Ventoso, no dia 4 de Agosto, e Assembleia Constituinte, pelo Mendigal, da Mendiga, no dia seguinte.