Viver
Festival de teatro juvenil abre este domingo e reúne 20 grupos
Escolas de Leiria, Marinha Grande, Batalha e Ourém

Riacho Vertical é um espectáculo de novo circo que explora, de forma poética e filosófica, elementos da natureza – fogo, ar e água – traduzidos nos movimentos dos corpos dos intérpretes.
Com direcção e interpretação de João Antunes, Nathália Furlan e Pedro Caetano, abre este domingo, 30 de Março, a 30ª edição do Festival de Teatro Juvenil Miguel Franco.
O espectáculo é apresentado no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, com início às 16 horas.
Em 2025, a multiculturalidade é o tema do Festival de Teatro Juvenil Miguel Franco, que conta com a participação de estudantes de quatro concelhos.
Estão envolvidas 15 escolas do segundo e terceiro ciclos do ensino básico e do ensino secundário (12 de Leiria, uma da Marinha Grande, uma de Ourém e uma da Batalha) e também cinco grupos juvenis (do Tase, Leirena, SAMP, Institutos Jovens Músicos e Inpulsar, todos de Leiria).
Ao todo, serão apresentadas 20 peças, até 28 de Junho.
As apresentações decorrerão em vários espaços culturais da cidade de Leiria, nomeadamente, o Teatro José Lúcio da Silva, o Teatro Miguel Franco e a Black Box.
Depois de Riacho Vertical, a primeira apresentação acontece a 17 de Abril, na Black Box, onde a Trupe Juvenil do Leirena Teatro vai levar ao público Vida: Uma Aplicação.