Economia

Festival do cabrito dinamiza negócio dos restaurantes de Porto de Mós

12 abr 2019 00:00

Evento decorre até dia 21, em 13 restaurantes do concelho

festival-do-cabrito-dinamiza-negocio-dos-restaurantes-de-porto-de-mos-10135
Raquel de Sousa Silva

Valorizar e divulgar dois produtos regionais e, simultaneamente, promover a culinária como património cultural, e os estabelecimentos de restauração, procurando criar uma base de referência para o público que os procura, são os objectivos do Festival Gastronómico do Cabrito e do Borrego, que decorre em Porto de Mós até ao próximo dia 21.

A iniciativa, promovida pela Câmara, começou no passado dia 6 e, para já, o balanço feito pelos restaurantes ouvidos pelo JORNAL DE LEIRIA é positivo.

O primeiro fim-de-semana do festival “correu muito bem”, levando aos estabelecimentos um maior número de clientes. É por isso com redobrada expectativa que Olávia Rodrigues, da Adega do Luís, encara os dias que faltam até ao fim do evento.

Também Gilda Ferreira, da Gralha, se mostra expectante, até porque o restaurante recebeu muitos clientes durante o fim-de-semana. Nestes períodos, por norma, o espaço de Alvados serve entre 200 e 300 refeições.

Mas para o próximo já tem reservas para clientes que chegarão em dez autocarros, o que perfaz cerca de 500 pessoas. “Iniciativas como este festival fazem muita falta e deviam ser promovidas mais vezes, até com pratos típicos das aldeias”, entende a responsável.

“É uma boa iniciativa do município, atendendo à localização do concelho e aos produtos em causa”, aponta Célia Volante. A responsável pelo Dom Abade diz que no sábado o espaço, situado em Pedreiras, registou “muita procura”, no domingo o aumento não se sentiu tanto porque é o dia em que, habitualmente, o restaurante serve cabrito, o que faz com que já atraia mais clientes.

Mário Marto, do Recanto dos Sabores, afirma que o festival é “uma iniciativa interessante” e uma “forma de promover o concelho e os seus restaurantes”. Entende que o primeiro fim-de-semana “correu bem”, opinião partilhada por Natália Carreira (Canto da Saudade), que defende que o festival “é uma mais-valia para o concelho e para todos os restaurantes”.

Sendo um espaço relativamente recente, o facto de ter aderido à iniciativa “ajuda a divulgar o espaço”, entende Adélia Gabriel, do Rito Hall da Serra. A responsável afirma que durante o fim-de-semana houve “mais negócio” do que o habitual, com o aumento do número de refeições servidas.

“Este tipo de iniciativa é uma mais-valia, não apenas para os restaurantes mas também para os produtores de cabrito e de borrego da terra, que acabam por conseguir escoar mais produto”.

 

Restaurantes aderentes
São 13 os restaurantes (devidamente identificados com um dístico à entrada) que aderiram à iniciativa. São eles: Adega do Luís (Livramento); A Gralha (Alvados); Arium (Calvaria de Cima); Canto da Saudade (Porto de Mós); Cova da Velha (Alcaria); Dom Abade (Pedreiras); Dom Lambuças (Alcaria); O Zé Manel (Mira de Aire); Recanto dos Sabores (Alqueidão da Serra); Rito Hall da Serra (São Bento); Sabores de Sempre no Intermarché Cumeira (Juncal); Sabores Únicos das Grutas (Mira de Aire); Ti Gracinda (Ribeira de Cima)