Sociedade

Festival do Ovo em Leiria divulga qualidade do alimento

1 out 2015 00:00

O primeiro Festival do Ovo realiza-se nos dias 9 e 10 em Leiria, numa iniciativa da Associação Nacional de Avicultores e Produtores de Ovos (ANAPO) que visa divulgar as qualidades e a versatilidade deste alimento.

festival-do-ovo-em-leiria-divulga-qualidade-do-alimento-2180

O festival, que decorre no Mercado de Sant’Ana, tem entrada livre e está integrado nas comemorações do Dia Mundial do Ovo, assinalado todos os anos na segunda sexta-feira de Outubro.

Com objectivos lúdicos e pedagógicos, a iniciativa, em parceria com a Câmara de Leiria, quer também “desfazer mitos sobre o consumo” e inclui exposições, “workshops”, entre outras atividades, como concursos e animação para crianças.

Na área das exposições, marcam presença, por exemplo, os grandes produtores e transformadores de ovos de Portugal, sendo que a doçaria também vai estar em destaque, “com as melhores iguarias feitas a partir do ovo, como tripas doces de ovos-moles, pão-de-ló, brisas do Lis e bolas de Berlim”.

Já a partir de segunda-feira e até dia 10, é proposta uma rota gastronómica do ovo pelos estabelecimentos de restauração da cidade de Leiria que são convidados a incluir na sua ementa propostas gastronómicas em que o ovo seja o principal ingrediente.