Viver

Festival Jazz Valado convoca o fado no concerto de abertura, em Junho

28 mai 2023 09:00

Rão Kyao é um dos artistas já confirmados no programa do 26.º Jazz Valado

festival-jazz-valado-convoca-o-fado-no-concerto-de-abertura-em-junho
Cristina Maria e Adelino Mota, num ensaio recente
DR

Depois da atuação da Dixie Naza Jazz Band, a 4 de Junho, durante a tarde, na marginal da Nazaré, o concerto de abertura da 26ª edição do festival Jazz Valado acontece a 10 de Junho e junta a cantora Cristina Maria com a Big Band da Nazaré.

Há Fado no Jazz, com início às 22 horas, no Cine-Teatro da Nazaré, é um espectáculo que, segundo a equipa coordenadora do evento, se baseia em arranjos encomendados a jovens jazzistas nacionais.

“A fusão entre linguagens musicais é um processo criativo que só os audazes têm coragem de fazer como forma de arte”, lê-se numa nota divulgada nas redes sociais.

“O fado actual tem a possibilidade de se revestir de várias formas e incluir sonoridades diversas para além das convencionais, permitindo-lhe chegar a outras culturas” e “o jazz afirma-se também como música do mundo em constante crescendo”, acredita a organização do Jazz Valado. “Fundi-los, sem que ambos percam a sua identidade, será um desafio arrojado, sujeito às mais variadas sensibilidades”.

De acordo com o programa da 26ª edição, já divulgado, Noa (Nuno Costa, Óscar Graça e André Sousa Machado) e Rão Kyao actuam a 23 de Junho na sala da Biblioteca de Instrução e Recreio de Valado de Frades, onde a 24 de Junho se apresenta o projecto Long Ago And Far Away (João Moreira, Pedro Moreira, Bruno Santos, João Pedro Coelho, Bernardo Moreira e André Sousa Machado).

No mesmo local, mas nos dias 30 de Junho e 1 de Julho, respectivamente, tocam o Nazaré Capbreton Sextet 23 (André Murraças, André Ramalhais, Felix Robin, Robin Jolivet, Théo Castillo Bertran e Pedro Felgar) e o quarteto LiftOff (Jeffery Davis, Óscar Graça, Nelson Cascais e Diogo Alexandre).