Viver

Festival leva música clássica às ruas de Caldas da Rainha

10 jul 2020 12:00

Se mora em Caldas da Rainha, esteja atento. O festival Clássico nos Bairros pode chegar à sua rua.

festival-leva-musica-classica-as-ruas-de-caldas-da-rainha
Quinteto de metais Home Brass Quintet é uma das formações que actuará durante este festival
DR

A música erudita vai andar pelas ruas de Caldas da Rainha, levada pelo festival Clássico nos bairros, que começa este domingo, dia 12, e decorrerá até ao próximo dia 28.

O festival contempla oito espectáculos com grupos de música erudita, que actuarão em largos ou praças da cidade com alguma densidade populacional, de forma a permitir aos moradores assistirem aos concertos em suas casas e/ou nas suas ruas/bairros, “talvez pela hora de jantar”.

“Devido às restrições da actual pandemia, não serão revelados antecipadamente os locais dos concertos, como se estes surgissem espontaneamente, de modo a não motivar o ajuntamento de pessoas, tal como sugerido pelas organizações de saúde”, explica a organização do evento, que está a cargo Centro da Juventude e Câmara Municipal de Caldas da Rainha.

Numa nota de imprensa, os organizadores revelam ainda que os concertos poderão ser vistos virtualmente, pois “todos serão filmados e colocados nas redes sociais no dia seguinte”.

Com direcção artística do maestro Adelino Mota, o festival conta com actuações dos seguintes grupos: Nukomeias (quarteo de saxofones); Quatro por Quatro (quarteto de clarinetes); Clarin'Arte (quarteto de clarinetes); Home Brass Quintet (quinteto de metais); Simplesmente Trio (trio de madeiras); Del’Arte Ensemble (quinteto de sopros) e Bore & Bell Brass Quintet (quinteto de metais).

A actividade envolverá cerca de 40 músicos, que irão interpretar composições de Mozart, Albeniz, bach, Hayden, Mendelssohn, Haendel, Bizet, Korsakov, Brahms, Strauss, Beethoven ou Schubert.