Viver

'Festival Literário Internacional' traz Salman Rushdie a Óbidos

21 abr 2016 00:00

O escritor britânico Salman Rushdie confirmou, ontem, a sua presença no Folio onde apresentará a sua mais recente obra 'Dois anos, oito meses e vinte e oito noites'.

festival-literario-internacional-traz-salman-rushdie-a-obidos-3809

Mais de 25 anos depois da publicação de Versículos Satânicos, obra polémica que lhe valeu uma sentença de morte – fatwa – emitida pelo então líder religioso supremo do Irão, Ayatollah Khomeini, em vigor até hoje, o britânico de 68 anos, vai estar presente, este ano, em Óbidos.

Devido à ameaça radical islâmica a ida de Rushdie a Óbidos será feita debaixo de medidas especiais de segurança. Rushdie é autor de 12 romances, incluindo Filhos da Meia Noite - vencedor do Booker Prize, em 1981, e Best of the Booker, em 2008, Dois anos, oito meses e vinte e oito noites, e a colecção de novelas – pequenos contos - Leste, Oeste.

Versículos Satânicos valeu-lhe o Whitbread Prize para melhor romance (em duas ocasiões).

V. S. Naipaul, Prémio Nobel da Literatura, em 2001, Miguel Sousa Tavares, Rui Cardoso Martins, Afonso Cruz, o mexicano Juan Pablo Villalobos, o islandês Jón Kalman Stefánsson e a angolana Djaimilia Pereira de Almeida, serão outros nomes presentes.