Viver

Festival Música em Leiria junta música argentina e portuguesa

4 dez 2020 15:14

Em concerto no dia 10, pelas 19:30 horas, no Teatro José Lúcio da Silva

festival-musica-em-leiria-junta-musica-argentina-e-portuguesa
Fernando Altube e Ana Bela Chaves
DR

Os músicos Ana Bela Chaves e Fernando Altube são os músicos convidados pelo Festival Música em Leiria (FML) para juntar a música argentina à portuguesa num concerto que acontece no dia 10, pelas 19:30 horas, no palco do Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.

Em violeta e piano, o espetáculo, no âmbito do festival organizado pelo Orfeão de Leiria | Conservatório de Artes (OLCA), apresenta dois excelente músicos num concerto ímpar.

Natural de Lisboa, Ana Bela Chaves é uma das mais prestigiadas intérpretes portuguesas da actualidade, tendo sido discípula de François Broos no Conservatório Nacional da mesma cidade, onde em 1969 obteve o primeiro prémio de violeta.

Apresenta-se como solista com a maioria das orquestras portuguesas e também com algumas das mais prestigiadas orquestras internacionais.

Primeira violeta solista nas Orquestras Filarmónica e Gulbenkian de Lisboa, é, desde 1980, a primeira solista da Orquestra de Paris, e, desde 2013, primeira violeta da Orquestra dos Solistas Europeus do Luxemburgo.

Em Março de 1997, recebeu do Presidente da República a condecoração de “Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique” e, em Maio de 2001, foi-lhe outorgada em Paris a medalha de “Cavaleiro das Artes e das Letras”.  

Pianista, compositor, maestro e professor, Fernando Altube fez um longo percurso na sua carreira musical que o levou a conviver com diferentes culturas em diferentes cidades do mundo.

Entre 1997 e 2015, foi professor de piano, de análise, e professor acompanhador na Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi da cidade de Setúbal, tendo sido também, entre 2000 e 2015, o maestro e arranjador da Orquestra Orff de Setúbal e director artístico da academia.

Em 2018 e 2019 teve duas grandes estreias de sucesso.

A primeira, em Novembro de 2018, no auditório do Museu do Oriente em Lisboa, com a estreia de “O Poema Incompleto”, para violeta e piano, com a violetista Ana Bela Chaves.

“Palomitas” foi a obra apresentada em Março de 2019, nas cidades de Nova Iorque e Baltimore, nos Estados Unidos da América, interpretada pelo Voyager Ensemble.  
`
A entrada no concerto é gratuita e sujeita à lotação da sala. Os bilhetes apenas podem ser levantados no dia do concerto, até 30 minutos antes, mediante a entrega de géneros alimentares não perecíveis ou artigos de higiene.

O Teatro José Lúcio da Silva efectua reservas de bilhetes através do número 244 823 600 ou do e-mail bilheteira@teatrojlsilva.pt.