Economia

Figueiró dos Vinhos abre espaço coworking no Complexo Empresarial Sonuma

31 mai 2022 22:56

O complexo empresarial permite a criação de áreas complementares, possibilitando a atracção de novas formas de trabalho

figueiro-dos-vinhos-abre-espaco-coworking-no-complexo-empresarial-sonuma

O Município de Figueiró dos Vinhos vai criar um espaço de coworking no Complexo Empresarial Sonuma, de modo a captar e a atrair diversos públicos.

Numa nota de imprensa, a autarquia referiu que tem como objectivo central a diversificação de espaços para o desenvolvimento de actividades empresariais e que a existência de empresas em funcionamento tornou aquela área de instalação empresarial um ponto de referência na região.

Face às condições do projecto de obra de reabilitação, para além das áreas individualizadas e das zonas comuns ao dispor das empresas instaladas, o complexo empresarial permite a criação de áreas complementares, possibilitando a atracção de novas formas de trabalho.

O Complexo Empresarial Sonuma vai disponibilizar “um espaço que permite a utilização por empresas e trabalhadores individuais que, no âmbito de atividades profissionais, ali pretendam desenvolver o seu trabalho, numa lógica de trabalho à distância, teletrabalho ou outras formas que a pandemia covid-19 potenciou, mas que, claramente, perduram e se tornam hoje usuais em diversas áreas de atividade”.

Para o município, a criação destes espaços tem “elevado potencial de captação dos novos nómadas digitais e de 'millennials’, entre outros, promovendo a prática do teletrabalho, em especial em territórios de baixa densidade, bem como possibilita a fixação de jovens qualificados que podem, à distância, desenvolver o seu trabalho, residindo em Figueiró dos Vinhos”.

O espaço de coworking no Complexo Empresarial Sonuma dispõe de mobiliário adequado, acesso à internet, um ambiente informal e acolhedor resultante da adaptação da sala, um espaço de reuniões e acesso a zona de serviços, como cafetaria e refeitório.

O Complexo Empresarial Sonuma foi inaugurado há cerca de um ano.

A obra consistiu na “reconversão de um espaço devoluto numa moderna área de instalação empresarial”.

“São sete espaços distintos e autónomos onde a curto prazo teremos sete empresas a laborar. Três estão já em plena laboração e as restantes quatro em fases diferentes de instalação”, informou Jorge Abreu na data da inauguração.

A candidatura aprovada abrangeu um investimento global de 1.073.118,98 euros, com uma comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 912.151 euros (85%).