Economia

Figueiró dos Vinhos inaugura Complexo Empresarial Sonuma

5 mai 2021 15:10

Investimento na ordem de um milhão de euros permitiu a requalificação e reconversão das antigas instalações de uma recauchutagem.

figueiro-dos-vinhos-inaugura-complexo-empresarial-sonuma
Complexo disponibilizado espaços para sete empresas
DR
Redacção/Agência Lusa

Reconverter um espaço devoluto “numa moderna área de instalação empresarial” foi o objectivo da criação do Complexo Empresarial Sonuma, inaugurado esta manhã, em Figueiró dos Vinhos.

A obra, promovida pelo Município, representou um investimento de cerca de um milhão de euros, permitindo a requalificação e reconversão das antigas instalações de uma recauchutagem localizada numa das entradas da vila.

“São sete espaços distintos e autónomos onde a curto prazo teremos sete empresas a laborar. Três estão já em plena laboração e as restantes quatro em fases diferentes de instalação”, informou Jorge Abreu na sua intervenção, citada pela agência Lusa.

A candidatura aprovada abrangeu um investimento global de 1.073.118,98 euros, com uma comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 912.151 euros (85%).

Foram disponibilizados espaços para sete empresas, além de uma área comum que inclui área de recepção e sala de reuniões.

A cerimónia de inauguração contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, da presidente da CCDRC, Isabel Damasceno, e do presidente da Assembleia Municipal local, Carlos Silva, que também é secretário-geral da UGT.

Na sua intervenção, a ministra defendeu a necessidade de se valorizar o interior para evitar tragédias humanas associadas ao abandono dos territórios.

Ana Abrunhosa insistiu na importância de investir nos territórios de baixa densidade demográfica para que “nunca mais aconteçam estas tragédias”, como há quatro anos.

“Os territórios têm de ser valorizados”, disse, considerando que a aposta no conhecimento e na inovação, a par de actividades como a agricultura, a silvicultura e o turismo, contribuirão para inverter a tendência de abandono do interior que tem vindo a acentuar-se nas últimas décadas.