Economia

Fileira da resina recebe 33 milhões do PRR para mais produção e novos produtos

13 fev 2022 10:01

Leiria é o concelho do País com maior quantidade de resina extraída, segundo o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas. Mas os incêndios de 2017 provocaram uma descida na extracção

fileira-da-resina-recebe-33-milhoes-do-prr-para-mais-producao-e-novos-produtos
Cinco concelhos do distrito estão entre os dez do País com maior quantidade de resina extraída
Ricardo Graça
Raquel de Sousa Silva

O sector da resina foi o primeiro a receber verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que ainda em Dezembro pagou 99 mil euros à Resipinus no âmbito do programa Resineiros Vigilantes, resultado do protocolo estabelecido entre esta e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.

Hilário Costa, presidente da associação de Leiria, explica que esta verba se destina a pagar o serviço prestado em várias florestas do país durante 2021.

O protocolo estabelece o pagamento de 50 euros por resineiro nos dias úteis e de 100 euros ao fim-de-semana e feriados, até 55 dias de serviço público por equipa de três resineiros. 

Mas a ‘bazuca’ tem mais dinheiro para a fileira da resina. São no total 33 milhões de euros, para fomentar a produção da resina, desenvolver o pinheiro-bravo e as técnicas de resinagem ou apostar na investigação para fazer chegar novos produtos ao mercado.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ