Desporto

Filiação ainda não convence atletas, mas Federação diz que traz vantagens

15 jan 2026 08:00

Está em vigor o projecto da Federação Portuguesa de Atletismo que apela à filiação dos atletas, de forma a garantirem seguro todo o ano, medida que ainda não convence os praticantes

filiacao-ainda-nao-convence-atletas-mas-federacao-diz-que-traz-vantagens
Atletas não filiados podem pagar uma licença diária, no dia da prova, ou optar por filiação
Ricardo Graça/Arquivo
Inês Gonçalves Mendes

Em Março de 2025, o mundo do atletismo ficou em alvoroço após a anunciada “licença para correr”, um projecto da Federação Portuguesa de Atletismo nomeado de Filiação por um dia, que pretende aumentar o número de atletas registados e tornar a modalidade mais segura.

A medida, aplicada a atletas não federados nas categorias de absolutos e veteranos, estabelece que, para participar em alguma prova, é necessário uma licença federativa, paga no momento ou anualmente, para todas as competições com valores superiores a cinco euros. As opiniões dividem-se, com as instituições ligadas à modalidade a apontar benefícios à filiação, enquanto os atletas amadores encaram esta licença como um encarecimento do atletismo.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ