Desporto

Final four da Taça da Liga será jogada em Leiria nos próximos três anos

28 ago 2020 19:44

Anúncio foi feito ao final desta tarde pela Liga de futebol profissional. Irá decorrer de 16 a 23 de Janeiro de 2021

final-four-da-taca-da-liga-sera-jogada-em-leiria-nos-proximos-tres-anos
Benfica é o clube que ao longo dos anos mais espectadores levou ao Magalhães Pessoa
Ricardo Graça/Arquivo

Numa altura em que se projecta como favorita na candidatura a Cidade Europeia do Desporto de 2022, há mais um grande evento cuja organização está garantida para Leiria.

E tal como a Taça da Europa de Lançamentos, em atletismo, também a final four da Taça da Liga, em futebol, irá decorrer no concelho em 2021, 2022 e 2023, como noticiou o JORNAL DE LEIRIA, em primeira mão, na edição da passada quinta-feira.

A organização da prova, a cargo da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, segue, pois, a tendência, já que por norma a competição é realizada, por períodos de três anos, num mesmo estádio do Euro’2004.

Foi assim no Algarve, de 2007/08 a 2009/10, em Coimbra, de 2010/11 a 2012/13, e em Braga, de 2017/18 a 2019/20.

Também o Estádio do Bessa, no Porto, e os Estádios Municipais de Aveiro, Coimbra e Funchal manifestaram intenção de acolher o evento.

A final da Taça da Liga de 2014, a única vez em que o evento se realizou na cidade, continua a ser o jogo de futebol entre clubes que mais espectadores levou àquele recinto desportivo (23.119).

O recorde absoluto, pertence e pertencerá ao desafio entre a Croácia e a França para o Euro’2004 (29.160), ainda antes da lotação ter sido reduzida com a supressão da bancada temporária colocada no topo Norte.

Edição sui generis

Por causa do aperto de calendários resultante da pandemia, a próxima edição da Taça da Liga de futebol será drasticamente reduzida em número de jogos.

Ao invés do que habitualmente acontece, com a participação de todos os clubes inscritos nas duas divisões profissionais, desta vez será apenas disputada por oito equipas: os seis primeiros classificados da 1.ª Liga e os dois primeiros da 2.ª Liga à última jornada do mês de Novembro.

Os quatro primeiros classificados do escalão principal vão jogar os quartos-de-final na condição de visitado, enquanto os restantes vão participar na condição de visitantes nesta eliminatória jogada apenas a uma mão.

Esta forma de disputa deverá permitir a presença dos nomes principais do futebol nacional nas decisões.

Os vencedores jogarão as meias-finais e o jogo decisivo em Leiria, entre 16 e 23 de Janeiro de 2021, naquela que será a segunda vez que o Magalhães Pessoa receberá a final desta competição.