Viver

First Breath After Coma e Banda de Música de Mateus juntos em álbum ao vivo

16 jul 2020 17:05

Formações juntaram mais de 70 músicos no palco do Teatro Municipal de Vila Real e no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, para dois concertos ímpares

Jacinto Silva Duro

Clique em cima para ver a reportagem vídeo

Para celebrar “o melhor momento da carreira” da banda de Leiria, o primeiro concerto foi no Teatro José Lúcio da Silva, Leiria, a 28 de Dezembro, e o segundo, no Teatro Municipal de Vila Real, no dia 4 de Janeiro.

Foram dois espectáculos inesquecíveis que deram origem a vários videoclipes e a um registo áudio - First Breath After Coma + Banda de Música Mateus -, que vai ser lançado amanhã, sexta-feira, dia 17 de Julho, com o selo da Omnichord Records. Em Agosto, haverá uma edição em duplo vinil.

Será o primeiro trabalho ao vivo lançado pela editora de Leiria e será, também, mais uma etapa e obra da música de Leiria, que nenhum melómano entusiasta da música indie feita fora de Lisboa e Porto poderá deixar de ter na sua colecção. 

O JORNAL DE LEIRIA esteve nos dois concertos e seguiu em digressão a banda de Leiria, registando alguns dos momentos deste colectivo dos rapazes que cresceram e se tornaram homens, unidos na amizade e no amor pela música.

O resultado é esta reportagem em vídeo.

Para a banda da cidade de Rui Gaspar, Telmo Soares, João Marques, Pedro Marques e Roberto Caetano, 2019 foi um ano “muito completo”.

Após lançarem o álbum visual NU em formato disco/filme, o colectivo lançou-se numa digressão nacional e europeia, estiveram 24 horas a tocar ininterruptamente no Festival A Porta, criaram concertos especiais com Noiserv, no Bons Sons (em Tomar), e com os Whales, no Há Música na Cidade (em Leiria), pisaram o palco principal do Vodafone Paredes de Coura, actuaram em pequenos clubes no circuito Super Nova e ainda tiveram oportunidade de partilhar palco com uma das bandas de referência para o projecto FBAC, os Efteklang.

Os First Breath After Coma saíram de 2019 e entraram em 2020 com um espectáculo “ambicioso e especial”, tocado em conjunto com a Banda de Música de Mateus (Vila Real), que comemora o 209.º aniversário e recriaram, em parceria, alguns dos melhores momentos da carreira dos First Breath After Coma.

Acerca de NU
NU é uma peça audiovisual que foi nomeada, finalista e vencedora em festivais de cinema nos Estados Unidos, Islândia, Itália, Alemanha, Reino Unido e Portugal. Ao vivo, tem percorrido com ela palcos nacionais e internacionais, somando mais de 30 concertos em vários territórios europeus.

Banda de Música de Mateus
Deve a sua formação a Frei Vicente, por volta do ano de 1810. No início a ideia era ensinar uns rapazes com o fim de os habilitar a cantar na missa mas este grupo de cantores organizou-se, cresceu e passou a sair para tocar nas ruas, romarias e espaços culturais.

A actividade da Banda de Música de Mateus tem sido ininterrupta, em 1990, foi-lhe atribuída pela Câmara Municipal de Vila Real, a “Medalha de Ouro – Mérito Municipal”, pelos serviços prestados à comunidade e  tem actuado ano após ano em vários festivais, concertos, festas e romarias, dentro e fora de Portugal.

Com mais de  60 elementos efectivos com uma média etária de 19 anos e dirigidos pelo maestro Carlos Pereira, funciona também como Escola de Formação, onde são recrutados os novos músicos.