Economia

Floresta, berço de actividades que geram negócios de 7,4 mil milhões de euros

21 abr 2016 00:00

A fileira florestal representa quase 10% das exportações nacionais e contribui com dois mil milhões de euros para o Produto Interno Bruto. Mas as importações de matéria-prima têm crescido

floresta-berco-de-actividades-que-geram-negocios-de-74-mil-milhoes-de-euros-3796
Raquel de Sousa Silva

Apesar das “inúmeras potencialidades que ainda possui”, a fileira florestal “enfrenta sérias dificuldades que necessita ultrapassar”. Para tal, deverá contar com políticas públicas adequadas e com o envolvimento dos agentes privados.

O alerta é da Associação para a Competitividade da Indústria da Fileira Florestal (AIFF), que no Estudo Prospectivo para o Sector Florestal identificou como principal desafio “inverter a tendência de aumento das importações de matérias-primas florestais, face a um decréscimo ou a um estagnar da produção dos principais produtos florestais”.

Nos últimos anos, e apesar de uma conjuntura “particularmente difícil”, a fileira florestal “conseguiu evoluir de forma favorável, reforçando o seu papel de fileira fundamental para Portugal”, aponta a AIIF, que exemplifica com o “esforço de investimento muito considerável” que realizou, tanto a nível industrial (1,2 mil milhões de euros através do QREN) como da produção florestal (452 milhões de euros através do Proder).

De amanhã até segunda-feira Pombal recebe a Feira Nacional da Floresta.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo