Viver
Folk In 1000. Ranchos folclóricos reunidos na maior dança da Alta Estremadura
Este domingo, em Leiria, durante a Festa do Povo

A maior dança tradicional da Alta Estremadura vai juntar várias centenas de elementos de ranchos folclóricos no primeiro Folk In 1000, que integra o programa da Festa do Povo, em Leiria.
O evento tem lugar no Largo do Papa, este domingo, 27 de Abril, pelas 15:30 horas.
Para o efeito, foi escolhido o tema “A Laranjinha”, do repertório do rancho do Freixial, proveniente de recolha etnográfica e já dançada e cantado, provavelmente, desde meados do século passado.
“O objectivo é unir os grupos” e “haverá uma tocata única em palco composta por vários elementos de vários ranchos”, explica Cláudia Marcelino, presidente da Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura (AFRL-AE).
A participação da AFRL-AE na Festa do Povo acontece, no entanto, em várias vertentes: tasquinhas, mercado da tradição, uma exposição, artesanato e o Folk In 1000.
No Folk In 1000, estão representados os 20 ranchos do concelho de Leiria e ainda outros ranchos de concelhos da região como Ourém, Marinha Grande, Pombal ou Peniche.
Pelas 14:30 horas, vão reunir-se na zona do Marachão e seguir em desfile através da Fonte Luminosa até desaguarem no Largo do Papa.
Depois da interpretação de “A Laranjinha”, segue-se um festival até cerca das 19 horas, com apresentações em palco por alguns dos ranchos da AFRL-AE.