Viver

Fotografia: Carla de Sousa apresenta livro no Coliseu do Porto

21 mai 2022 11:00

Imagens da artista de Leiria acompanham texto do monólogo O Lado Esquerdo, de Marta Vaz

fotografia-carla-de-sousa-apresenta-livro-no-coliseu-do-porto
A imagem escolhida para capa do livro que é hoje apresentado no Porto
Carla de Sousa

O livro O Lado Esquerdo, com texto de Marta Duque Vaz e fotografia de Carla de Sousa, é apresentado este sábado, 21 de Maio, no Coliseu do Porto.

A edição reúne o texto que está na origem da peça de teatro com o mesmo título (um monólogo interpretado pela actriz Sonja Valentina) e também um conjunto de imagens registadas por Carla de Sousa no ensaio geral antes da estreia em Novembro do ano passado, no Teatro Municipal Amélia Rey Colaço, em Algés.

O projecto começou como “uma surpresa” de Carla de Sousa para Marta Duque Vaz e acabou por transformar-se num livro onde a fotógrafa de Leiria apresenta criações originais a partir do trabalho de Sonja Valentina.

“Não tento documentar o que se está a passar, tento criar a partir daquilo que estou a ver”, explica ao JORNAL DE LEIRIA.

“Não é claramente uma reportagem fotográfica, é a minha interpretação daquele momento performático da actriz”, refere, sublinhando que o O Lado Esquerdo é “um texto feminino” e “hercúleo”, com que “qualquer mulher se vai identificar nalgum momento”, independente da idade ou contexto.

Carla de Sousa inaugurou em Abril, no m|i|mo – museu da imagem em movimento, em Leiria, a exposição individual Impermanências, que assinalou 10 anos de carreira.